Água

A consciência hídrica começa com o combate a perdas de água tratada

Foi a mensagem da SUEZ no primeiro dia do 8º Fórum Mundial da Água

Flávio Lemos, diretor de Serviços da SUEZ, alertou que a transição para as cidades inteligentes pode começar agora com o controle das perdas de água potável
Brasília, 19 de março – Como devemos repensar a forma que moldamos as cidades para a transição para cidades com consciência hídrica? Essa foi a pergunta central para os participantes da mesa questão principal sobre Projetos de Cidades com consciência hídrica, no programa oficial do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Flávio Lemos, diretor de Serviços da SUEZ Brasil, alertou que o caminho para as cidades se transformarem começa agora, combatendo o desperdício de água tratada. Os números são alarmantes, o Brasil, por exemplo, perde 37% de toda água tratada, o que representa um prejuízo de R$ 8 bilhões por ano.
"Em 2050, 66% da população mundial viverá nas cidades," diz o diretor de Serviços da SUEZ Brasil. "Os centros urbanos que investirem em tecnologia para integrar e gerir os serviços públicos conseguirão atender as expectativas de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.

No que diz respeito ao controle de perdas de água, Lemos cita a cidade de São Paulo. No Jardim São Luís, no extremo sul da Região Metropolitana de São Paulo, onde a Sabesp passou a economizar mais de 1 milhão de m3 de água por mês ao final do contrato na modalidade de remuneração por resultados (performance) com a SUEZ. Em Olinda, a SUEZ está começando a trabalhar para economizar 48,5 milhões m3 de água tratada em quatro anos.

Lemos disse que as soluções tecnológicas que a SUEZ tem oferecido a seus clientes, tais  como, gerenciamento dos sistemas de abastecimento de água em tempo real, com consumo de energia otimizado e  monitoramento digital de todos os processos, está ajudando as cidades a prepararem para se tornar inteligentes, ou melhorar sua consciência hídrica.