Ofertas e serviços
|América do Sul

MODEC escolhe SUEZ para fornecimento de membranas de nanofiltração para retirada de sulfato da água do mar para projeto de petróleo offshore no Brasil

SUEZ fornecerá 1 000 Membranas para Navios de Armazenamento e Descarregamento de Produção Flutuante (FPSO) da MODEC MV22 e MV24, na Bacia de Santos. Os FPSOs são capazes de processar 250 mil barris diários de petróleo.

Precisando eliminar o sulfato da água de injeção para a produção de petróleo offshore, a MODEC recorreu à SUEZ para uma substituição completa das membranas existentes em uma embarcação de armazenamento e descarregamento de produção flutuante (FPSO, Floating Production Storage and Offloading) no Brasil.

Para o projeto, a SUEZ fornecerá 1.000 membranas de nanofiltração de remoção de sulfato de água do mar (SWSR) para as embarcações FPSO da MODEC MV22 e MV24, implantadas no campo de Sapinhoá. O anúncio foi feito hoje na Rio Oil & Gas, que acontece de 24 a 27 de setembro no Rio de Janeiro.

Especificamente, a SUEZ fornecerá MODEC com membranas SWSR-440 que removem o sulfato para reduzir drasticamente a corrosão no poço de injeção, que pode reduzir a recuperação de óleo e tampar o poço. Os navios FPSO MV22 e MV24 estão localizados na região gigante do pré-sal da Bacia de Santos, e são capazes de processar respectivamente 100 mil e 150 mil  barris de petróleo por dia. As membranas serão entregues até o final de 2018.

As membranas de nanofiltração SWSR da SUEZ têm excepcional resistência à incrustação devido ao seu design de três camadas e superfície lisa. As membranas fornecem uma alta transmissão de cloreto de sódio para a água permitindo minimizar as pressões de operação. Elas oferecem uma barreira física para quaisquer partículas suspensas, incluindo bactérias, pirogênios e colóides. Além disso, as novas membranas ajudam a prevenir a concentração de estrôncio e sulfato de bário nos poços de injeção e melhor atenuar a corrosão, reduzindo o sulfato.

“Este é um marco importante em nossa colaboração com a Modec e a confirmação de que nossas soluções integradas de tecnologia avançada para o setor de petróleo e gás estão enfrentando os desafios mais difíceis do mercado. Estamos vendo cada vez mais clientes se aproximando por causa da membrana de nanofiltração SWSR devido sua alta resistência a incrustações e o desempenho geral de remoção de sulfato. Estamos muito orgulhosos da MODEC ter escolhido nossa tecnologia de membrana para as MV22 e 24”, disse Craig Hobkirk, diretor de mercado global de petróleo e gás da SUEZ.

Palavras-chave