Água

O Programa de Saneamento do Panamá celebra o Dia Mundial do Banheiro

O Ministério da Saúde do Panamá, através do Programa de Saneamento do Panamá (PSP), celebra o Dia Internacional do Banheiro, a fim de aumentar a conscientização sobre a crise global de saneamento.

Hoje, segundo a ONU, existem mais de 4,5 bilhões de pessoas que não possuem sistemas em suas residências que eliminem os excretos com segurança.
No Panamá, para melhorar as condições sanitárias e ambientais da população, foi implementado o Programa de Saneamento do Panamá (PSP). O PSP visa garantir a recuperação da baía, rios e outros afluentes dos distritos do Panamá, San Miguelito, Arraiján e La Chorrera, que foram afetados pela poluição das águas residuais.
Com um investimento total de mais de US $ 900 milhões, o PSP moderniza os sistemas de coleta, transporte e tratamento de águas residuais de residências e empresas.

Além disso, SUEZ através do consórcio "Operating Serviços esgoto Panamá" (SOAP), responsável pela operação e manutenção do projeto de saneamento na capital e da Baía do Panamá, ganhou o contrato para operação e manutenção das redes de esgotos dos distritos do Panamá e San Miguelito.
311 são inspecionados e envolveu mais de 15 km de linhas de sanitários e 845 caixas de visita - em média, por mês, mais de 300 reclamações relacionadas com estouros de esgoto do Sistema de Serviço Citizen sejam atendidas. Além do exposto, o projeto possui um componente de melhoria, reabilitação, reparação do sistema sanitário, que inclui os coletores e rede fina.

A SOAP, com uma equipe de 142 operadores, técnicos e profissionais, realiza 2.000 ordens de serviço por mês (60% nas estações de bombeamento). Para realizar este projeto, o Grupo dispõe de 6 caminhões hidropneumáticos, 33 veículos de intervenção, equipamentos de bombeamento e equipamentos de inspeção digital da rede.

Os jornalistas em infraestruturas da SOAP

As águas residuais transportadas nas redes de esgotos da cidade chegam à estação de tratamento Juan Díaz, a maior usina da América Central, considerando a construção do segundo módulo (para atingir uma capacidade de tratamento de 475 000 m3 / dia).
Graças aos esforços do PSP e do SOAP, o saneamento da cidade é um dos sucessos mais importantes para o país e busca garantir, através de sua execução, o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável No. 3 Saúde e Bem-Estar, No. 6 Água e Saneamento, No. 12 Produção e Consumo Responsáveis. Tudo isso demonstra o compromisso do Panamá para atingir esses objetivos como meta para 2030.