Grupo

Shaping SUEZ 2030 - Um plano abrangente para se tornar o líder global em serviços ambientais

A SUEZ anuncia hoje o “Shaping SUEZ 2030”, um plano estratégico abrangente para posicionar o Grupo – agora – para as oportunidades e os desafios da próxima década. O plano aprimora a criação de valor para todas as partes interessadas ao longo de 4 anos, com resultados tangíveis até 2021. O plano posiciona a SUEZ como líder global em serviços ambientais.

A SUEZ ambiciona acelerar sua transformação frente às principais tendências de mercado - o crescimento contínuo da economia circular e seu impacto sobre nossos clientes, o surgimento de novos modelos de negócios e concorrentes, além de uma profunda mudança de mentalidade dos cidadãos em relação à crise climática e a necessidade de ações concretas.

Com esse novo plano, o Grupo foca seus principais pontos fortes - inovação, tecnologias e know-how, equipes excepcionais e uma excelente reputação. O plano impulsiona a seletividade no crescimento, a simplicidade em sua maneira de trabalhar e um compromisso renovado com base na paixão pelo meio ambiente.

“Shaping SUEZ 2030” aumentará a geração de valor para todas as partes interessadas, acelerando:

•    Seletividade no crescimento orgânico, compreendendo maior disciplina para investimentos (CAPEX) e também a rotação do portfólio para os negócios que tenham sido identificados, representando 15 a 20% do nosso capital empregado;
•    Simplicidade com uma organização mais enxuta, sustentada por um plano de eficiência de € 1 bilhão até 2023, que em parte melhorará a lucratividade operacional e financiará o aumento no investimento em inovação e digitalização;
•    Engajamento dos funcionários com nossos clientes, incorporando mudanças e revivendo nosso espírito vencedor a partir de novos valores do Grupo;

O plano transformará o Grupo em todos os níveis no médio prazo: nossa ambição para os próximos quatro anos (até 2023) é incorporar firmemente nossos novos valores e cultura ao Grupo, definir o cenário para um crescimento orgânico acentuado com menor intensidade de capital, mudar nosso portfólio de negócios e melhorar nosso retorno sobre o capital empregado em pelo menos dois pontos, incrementando a capacidade de distribuição dos dividendos.

A mudança já estará evidente em 2021 e os objetivos financeiros do Grupo para esse ano refletem nossa intenção de focar rentabilidade e sustentabilidade da performance no futuro:

Orientação para 20211:

•    € 0,8 LPA (Lucro por Ação) recorrente
•    Fluxo de caixa livre recorrente de € 500 milhões
•    Dívida Líquida2 de 2,8 a 3,0x EBITDA

Bertrand Camus, CEO da SUEZ, comentou:

« Com Shaping SUEZ 2030, nossa ambição é ser líder global em serviços ambientais, tornando-nos a escolha preferida de nossos clientes, funcionários e demais partes interessadas, trabalhando juntos para restaurar e preservar os elementos fundamentais do meio ambiente: água, ar e solo.

Com base na reputação de longa data da SUEZ, nas melhores tecnologias do setor, na expertise em desenvolvimento sustentável, reposicionaremos a estratégia do Grupo. Abraçaremos as mudanças em nossos mercados e contribuiremos a partir de agora para responder às necessidades ambientais, ao mesmo tempo em que impulsionaremos melhorias na criação de valor para as partes interessadas já em 2021. Nosso plano abrangente exige seletividade no crescimento, simplicidade em nossa maneira de trabalhar e uma evolução na cultura da companhia.

Vemos oportunidades em cada um dos nossos três segmentos de negócios (Água, Reciclagem e Recuperação, Environmental Technologies & Solutions): cresceremos nos mercados internacionais, intensificaremos nossas atividades com clientes industriais e conquistaremos negócios com base em tecnologia e soluções ambientais orientadas por dados, com a Europa permanecendo no centro de nossa inovação e sustentabilidade.

O total de ações que começamos a executar nos leva a uma jornada de quatro anos até 2023, durante a qual transformaremos o Grupo em todos os aspectos. Comprometemo-nos a mostrar progressos visíveis já em 2021.

O engajamento e o apoio total de todas as equipes da SUEZ e do Conselho de Administração nos permitiram construir um plano ambicioso, robusto e empolgante – que agora começamos a executar.

O sucesso do SUEZ 2030 se baseará na mobilização de energia e conhecimento de todos os nossos funcionários – para melhor atender nossos clientes e parceiros. Nossos novos valores - paixão pelo meio ambiente, cliente em primeiro lugar, respeito, espírito de equipe - combinados a uma cultura que revive nosso espírito de vitória, apoiarão a profunda transformação subjacente ao nosso plano estratégico. » Bertrand Camus, CEO da SUEZ.

**********

“Shaping SUEZ 2030” será implementado nos três segmentos de negócios do Grupo:

•    Água (aproximadamente 40% de vendas em 2018) congrega todas as atividades de água municipal globalmente;
•    Reciclagem & Recuperação (aproximadamente 40% de vendas em 2018) junta todas as atividades de resíduos não perigosos com municipal, bem como clientes industriais e comerciais;
•    Environmental Technologies & Solutions (aproximadamente 20% das vendas em 2018) junta WTS, resíduos perigosos e soluções ambientais especiais para clientes industriais e municipais.

Os principais direcionadores do plano são:

Seletividade - Orientando a seletividade no crescimento, o Grupo pretende alavancar sua forte capacidade de inovação na Europa e, para todos os segmentos de atividades, acelerar seu crescimento nos lugares onde identificou as melhores oportunidades:

•    Mercados internacionais: o Grupo desenvolverá suas atividades em países selecionados, onde implementará a sua proposta de valor global e investirá mais em serviços inovadores. Além disso, planeja entrar em mercados selecionados com necessidades de infraestrutura ambiental em rápido crescimento. O Grupo tem a ambição de atingir 60% de sua receita em mercados internacionais.
•    Clientes industriais: o Grupo acelerará seu desenvolvimento em cinco mercados-chave de forte crescimento. Priorizará as atividades de maior valor agregado, alavancando seu portfólio diferenciado de soluções. Trabalhando em parceria com seus clientes industriais, projetará soluções personalizadas e integradas para ajudá-los a alcançar seus próprios roadmaps de desenvolvimento sustentável. O Grupo tem como ambição de gerar 50% da sua receita com clientes industriais.
•    Tecnologias e soluções baseadas em dados: O Grupo se apoiará em tecnologias e inovações proprietárias para desenvolver e implantar globalmente soluções avançadas. Também desenvolverá novos negócios de alto potencial e com baixo CAPEX, tais como a gestão da qualidade do ar e agricultura inteligente. O Grupo tem como ambição de gerar 30% da sua receita com tecnologias e soluções baseadas em dados.

A alocação de capital do Grupo evoluirá para refletir essa seletividade:

•    Priorizar a geração de valor sobre o crescimento, com uma completa mudança de orientação na natureza das despesas;
•    Alinhar o portfólio de negócios com as ambições de criação de valor do Grupo, graças a aceleração na rotação do seu portfólio para as atividades identificadas, que representam 15-20% do capital empregado.

Simplicidade – Simplificando os seus processos, a SUEZ melhorará seu desempenho operacional, o que permitirá aumentar os investimentos em inovação e digitalização, alimentando o crescimento futuro:

•    Desenvolver uma organização mais enxuta e eficiente, com número reduzido de unidades de negócios e um processo descentralizado de tomada de decisões para melhor atender nossos clientes;
•    Otimizar e padronizar processos industriais, acelerando a transformação do papel da área de Compras, racionalizando a gestão dos subcontratados e demais custos indiretos;
•    O objetivo das medidas acima é atingir a economia de 1 bilhão de euros até 2023, dos quais 35 a 45% deverão beneficiar a lucratividade da SUEZ, com cerca de 45 a 50% dessa economia anual já evidente em 2021.

Engajamento com nossos clientes e funcionários
- Abrace a mudança e renove o espírito vencedor da SUEZ.

•    Estimular o engajamento em torno dos 4 novos valores: paixão pelo meio ambiente, cliente em primeiro lugar, respeito, espírito de equipe;
•    Promover talentos, liderança e competências dos colaboradores em toda a organização;
•    Promover novos Centros de Excelência em mercados emergentes com capacidades diferenciadas;
•    Acelerar a execução do plano e do desempenho, com o aumento das responsabilidades das equipes;
•    A remuneração variável dos gestores será alinhada aos objetivos financeiros.

Orientação e informações prospectivas:

Orientação para 20213:

•    € 0,8 LPA (Lucro por Ação) recorrente
•    Fluxo de caixa livre recorrente de € 500 milhões
•    Dívida Líquida de 2,8 a 3,0x EBITDA

Elementos financeiros adicionais, incluindo one-offs:

2019: € 150-200m one-offs, absorvendo o impacto da arbitragem do contrato de Buenos Aires; em grande parte não monetária. Futuro: total de € 500-700 milhões de encargos extraordinários, a maioria será contabilizada em 2020.

Os novos segmentos de relatório entrarão em vigor o mais tardar em 1 de janeiro de 2020 e serão conciliados com a estrutura anterior.

Nota: No que diz respeito às metas previamente definidas para 2019, de acordo com sua atual estrutura de relatório e excluindo qualquer impacto do plano anunciado hoje, o Grupo confirma essas metas5:
- Crescimento da receita orgânica de 2% a 3%;
- Crescimento do EBIT orgânico de 4% a 5%;
- Crescimento do FCF em torno de 7% a 8%;
- Endividamento (dívida líquida/EBITDA) de aprox. 3x em 20196;
- Ambição continuada de reduzir o ratio da dívida em 2020.

Nesta base e de acordo com o Conselho de Administração, o Grupo pretende propor um dividendo de € 0,65 por ação em relação a 2019 na Assembleia Geral Ordinária de maio de 2020.

Compromisso de desenvolvimento sustentável atualizado para 2030:

•    Reduzir as emissões de GEE em 45% (vs. 30% anteriormente), em linha com a trajetória de + 1,5°C / neutralidade de carbono em 2050;
•    Soluções 100% sustentáveis;
•    Aprox. 20 milhões de toneladas de emissões de CO2 economizadas, anualmente, para nossos clientes.

Apêndice: Indicadores de desempenho alternativos

LPA recorrente (lucro por ação):
(parcela da receita líquida – [cupom híbrido + todos os custos one-off em cash e non-cash +/- ganhos / perdas de capital em alienações) x (1 - taxa de imposto aplicável]) / número de ações.
A título de comparação, o LPA recorrente de 2018 é estimado em € 0,56.

Fluxo de caixa livre recorrente:
Fluxo de caixa das atividades operacionais - cupom híbrido + reestruturação (despesas de caixa) - ativo imobilizado - CAPEX intangível - despesas de arrendamento mercantil - encargos financeiros líquidos - fluxos incluindo dividendos de/para minorias.
A título de comparação, o fluxo de caixa livre recorrente de 2018 é estimado em € 95m.

ROCE (retorno sobre o capital empregado):

((EBIT - Participação no lucro líquido das empresas de capital próprio) x (1 - alíquota normativa do imposto) / (Média simples do capital empregado no final do ano anterior e no final do ano corrente, incluindo, incluindo IFRS 16).
A título de comparação, o ROCE de 2018 é estimado em 4,9%.

CALENDÁRIO FINANCEIRO:

30 de outubro de 2019: Publicação da receita de nove meses 2019 (teleconferência).

**********

1 A orientação para 2021 não assume nenhuma mudança significativa nas condições econômicas e de mercado (incluindo taxas de juros, câmbio e commodities) vs. as observadas nos últimos 12 meses. Por favor, consulte a definição de indicadores de desempenho alternativos no apêndice.
2 Dívida incluindo a IFRS 16.
3 A orientação para 2021 não assume nenhuma mudança significativa nas condições econômicas e de mercado (incluindo taxas de juros, câmbio e commodities) vs. as observadas nos últimos 12 meses. Por favor, consulte a definição de indicadores de desempenho alternativos no apêndice.
4 Dívida incluindo a IFRS 16.
5 As orientações para 2019 assumem que os volumes de água vendidos permanecem alinhados com as tendências históricas, os volumes de resíduos tratados aumentam + 1,5% na Europa e os preços das matérias-primas são estáveis em relação a 31 de dezembro de 2018.
6 Excluindo o impacto da aplicação da norma contábil IFRS 16.

AVISO IMPORTANTE:
Este comunicado à imprensa contém dados financeiros não auditados. A menos que especificamente mencionados, os agregados apresentados são aqueles geralmente utilizados e comunicados ao mercado pela SUEZ. Este comunicado à imprensa contém estimativas e/ou informações e declarações prospectivas. Referem-se a projeções financeiras, sinergias, estimativas e suas premissas, bem como declarações relacionadas a projetos, expectativas e objetivos relacionados a operações, produtos e serviços futuros ou desempenho futuro. Essas declarações não constituem previsões dos resultados ou indicadores de desempenho da SUEZ, mas tendências ou objetivos, dependendo do caso. Nenhuma garantia pode ser dada quanto à realização desses itens em potencial. Os investidores e detentores de valores mobiliários da SUEZ são alertados para o fato de que essas informações e declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos ou incertezas, difíceis de prever e geralmente além do controle da SUEZ, o que pode implicar que os resultados e desenvolvimentos esperados difiram significativamente daqueles da SUEZ, que são expressos, induzidos ou previstos em declarações e informações prospectivas. Esses riscos incluem aqueles desenvolvidos ou identificados nos documentos públicos arquivados na Autorité des Marchés Financiers (AMF). Chama a atenção dos investidores e detentores de títulos SUEZ o fato de que a realização de todo ou parte desses riscos provavelmente terá um efeito adverso significativo sobre a SUEZ. A SUEZ não tem nenhuma obrigação e não se compromete a publicar alterações ou atualizações nessas informações e declarações prospectivas. Informações mais detalhadas sobre a SUEZ estão disponíveis no site (www.suez.com). Este documento não constitui uma oferta de venda ou a solicitação de uma oferta para adquirir ações da SUEZ em qualquer jurisdição.