Inovação
|Europa

SUEZ investe na produção de proteínas de insetos para fins industriais

O grupo e outras empresas vão financiar a primeira unidade industrial da NextAkim que, desde 2014, pesquisa o uso de insetos para transformar resíduos alimentares em proteína e óleo para o mercado de nutrição animal e biodiesel

O Grupo SUEZ é um dos players industriais que estão financiando a construção da primeira unidade industrial da NextAlim, em Poitiers, na França. A NextAlim pesquisa desde 2014 o uso de insetos que transformam resíduos alimentares em proteínas e óleo para as indústrias de nutrição animal e de bioenergia. Já foram investidos mais de 10 milhões de euros no projeto pioneiro da entomocultura industrial, no qual larvas da mosca Hermetia Illucens ou Black Soldier Fly são criadas e nutridas com resíduos alimentares. Os insetos realizam um extraordinário trabalho de bioconversão eliminando o nitrogênio e gerando proteínas e óleo que podem interessar múltiplos setores, entre eles, o de fertilizantes orgânicos, nutrição animal e química verde. O insumo será oferecido ao mercado em 2018.

INSETOS, UM CAMINHO PARA O FUTURO DA GESTÃO DE RECURSOS ORGÂNICOS

Em resposta ao desperdício de alimentos, estimado em mais de 88 milhões de toneladas/ano só na Europa, estão sendo desenvolvidas soluções de recuperação de proteína para complementar o potencial oferecido pela compostagem. A criação industrial e controlada de larvas Black Soldier Fly responde concretamente às apostas do setor orgânico e abre novas oportunidades para economia circular.

"Era necessário encontrar parceiros industriais reconhecidos, para quem esse setor apresentava perspectivas reais de desenvolvimento," diz Jean-François Kleinfinger, presidente da NextAlim. "As complementaridades com os nossos novos acionistas prometem algumas sinergias comerciais e operacionais que contribuirão tanto para apoiar nossa implantação em Poitiers quanto para realizar nossa ambição internacional".

SUEZ CONTINUA INVESTINDO EM SOLUÇÕES INOVADORAS NA ECONOMIA CIRCULAR

"Estamos muito satisfeitos em apoiar o desenvolvimento do NextAlim, uma start-up francesa que recupera materiais orgânicos de forma promissora," diz Loïc Voisin, diretor de Inovação, Marketing e Desempenho Industrial do Grupo SUEZ. "Está de acordo com a estratégia da SUEZ ser líder na recuperação de resíduos orgânicos na Europa". Em 2016, o Grupo vendeu mais de 500 mil toneladas de composto padrão na agricultura na França, produzindo 31 GWh de eletricidade e 19 GWh de energia térmica a partir de resíduos orgânicos.